UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades

Lendas e Tradições

DANÇAS E CANTARES

Fazem parte da memória dos mais velhos, os serões bem passados com algumas modas da Região.
 
Das cantigas da época, destacam-se:
- Adeus Areal do Rio – um descante de fina do século XVIII até ao primeiro quartel do século XX.
- Descante aos Noivos – datado de início do século XIX até aos anos quarenta do século XX, cantava-se nas vésperas dos casamentos.
- cantigas das Eiras – datadas de meados do século XVIII até ao primeiro quartel do século XX, ocorriam nas eiras dos camponeses durante as descamisadas a luz do luar.
- Carnaval -  cantigas ao som de instrumentos, vulgarizada como descante até ao final do século XIX, que se ouvia como desafio entre grupos de rapazes e raparigas.
- Lavadeira – Cantiga do século XIX, que eram protagonizadas pelas camponesas de São Martinho do Bispo a caminho ou no regresso dos campos. Actualmente, extintos, são recuperados, pelos grupos tradicionais desta Freguesia.
 
Das danças, salientam-se:
- Estalado – Datada do último quartel do século XVIII ao primeiro do XX, trata-se de uma dança da cidade de Coimbra e freguesias limítrofes, que integrava as romarias locais.
- Viras – (Vira de 4, Vira de 8, Vira Mandado e Vira Valseado) estas modas, datadas do século XIX, são características das festas e arraiais, dançando-se iguamente nas eiras, em especial no final da colheita.
- Fado Riscado Mandado – Trata-se de uma dança das eiras atada do século XIX.
- Odas de Roda Mandada – (Serrana, Padeirinha e Amendoeira), são danças características das festas e arraiais do primeiro quartel do século XX.
- Verdegaio – (Verdegaio de 4 e Verdagaio Marcado) estas danças remontam aos séculos XIX e XX, sendo características das povoações dos campos de Coimbra situados na margem esquerda do Mondego.
 
Todas as danças tradicionais encontram-se actualmente extintas, sendo apenas apresentadas publicamente pelos grupos folclóricos.



© 2022 UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia